De olho em 2014

Encontro do PP, em Santa Maria, terá a presença da senadora Ana Amélia Lemos

Marcelo Martins

"

Os progressistas de Santa Maria e de mais 31 municípios da Região Central terão um encontro, neste sábado, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a partir das 10h. Segundo o vice-presidente do PP santa-mariense, Marcelo Dalla Corte, são esperados 11 prefeitos, 11 vice-prefeitos e 124 vereadores da sigla de municípios como Santa Maria, Santiago, Quarta Colônia, São Vicente do Sul, São Sepé, Mata, entre outros. O encontro servirá para tratar de duas pautas prioritárias aos progressistas que miram as eleições de 2014. A primeira delas, é o desmembramento da Coordenadoria da Região Central em outras subcoordenadorias - em número ainda a ser definido. Dalla Corte explica que as subcoordenadorias terão papel fundamental na condução das candidaturas dos progressistas, ao Piratini, à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal. A outra pauta, do Diretório Estadual do partido, é a coleta de sugestões para o plano de governo de uma eventual candidatura da senadora Ana Amélia Lemos ao Executivo gaúcho, no ano que vem.

_ Embora não esteja oficializada (a candidatura de Ana Amélia), é cada vez mais forte as movimentações em torno do nome dela _ admite Dalla Corte.

O PP aposta no nome de Ana Amélia Lemos para conquistar o Piratini, em 2014. Em âmbito federal, o PP está na base do governo da presidente Dilma Rousseff. Porém, no Rio Grande do Sul, o partido deve relutar em dar espaço para a petista Dilma. O diretório nacional progressista, no entanto, deve deixar a sigla gaúcha livre para negociar e costurar apoios ao Estado. O PP gaúcho deve se aproximar de nomes como o dos presidenciáveis Eduardo Campos, do PSB, e do tucano Aécio Neves.

Na noite desta sexta-feira, a senadora Ana Amélia Lemos dará uma palestra, na Faculdade Antonio Meneghetti, sobre o tema "Gestão Pública como instrumento de transformação social". Também participarão os prefeitos Jairo Jorge (Canoas), Eduardo Leite (Pelotas).


No Estado, PP teria
pré-acerto com o PSDB

Embora as tratativas do PP ainda estejam em caráter inicial, o partido já teria um pré-acerto com o PSDB gaúcho. Até porque, se eleita, Ana Amélia Lemos abriria vaga para o suplente José Alberto Wenzel (PSDB) ao Senado Federal. Ele já foi prefeito de Santa Cruz do Sul e chefe da Casa Civil, entre 2008 e 2009, no governo da tucana Yeda Crusius. 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Justiça proíbe cobrança de pedágio no polo de Candelária

Próximo

Termina nesta sexta prazo para emendas para o orçamento municipal 2014

Política